Recentemente um amigo foi promovido para o seu primeiro desafio de liderar uma equipe e uma operação. Mais especificamente saiu de conferente para encarregado de logística. Em nossa conversa falei algumas dicas do que fazer, afinal conhecia a operação já que havíamos trabalhado juntos cerca de dois anos antes nessa mesma empresa. Daí surgiu a ideia de transformar essa conversa em um post aqui no blog.
Todo profissional que assume o desafio de liderar uma equipe, no primeiro momento vive um misto de alegria pela conquista da oportunidade, mas também sente o receio de como realizar essa missão da melhor forma possível. Aqui compartilho algumas dicas que já vi funcionando com alguns gestores e que na medida do possível tento aprender e executar.
1. Conheça as pessoas
Comentei com ele que quanto maior a equipe a ser liderada, maior serão os desafios para conduzir a mesma. Mas é extremamente possível ser bem sucedido nessa tarefa, e uma alternativa para isso é conhecendo ao máximo as pessoas. Isso na prática pode ser feito através do acompanhamento de perto nas rotinas do dia dia. É também tendo em cada oportunidade chamando para conversar e poder conhecer não apenas o profissional, mas também a pessoa. Certamente com essa aproximação, vai ser possível lidar com cada um, consideração a natural variação de perfil e personalidade.
2. Um líder para cada liderado
Que as pessoas são diferentes não precisa ser cientista para saber, mas em alguns momentos parece que esquecemos disso. Falei para ele que cada pessoa é motivada por razões diferentes. Então lidar com essa diferença é uma habilidade importante. Algumas pessoas precisam de acompanhamento mais de perto, outras preferem mais liberdade para executar suas atividades, entre outras variações de perfis. O importante é saber que é preciso identificar o perfil de cada um e mostrar-se parceiro, mostrar-se a disposição não apenas para facilitar a execução das atividades, mas para contribuir com o desenvolvimento da pessoa.
3. Feedback sempre que puder
Mesmo já supondo que ele sabia dos efeitos e importância do feedback como papel do líder, pontuei para ele esse assunto. Sinalizei que reuniões com a maior frequência possível seriam importantes para manter a equipe informada do andamento dos objetivos à curto e médio prazo. Esse feedback em grupo das atividades são importantes e mais ainda são os feedbacks individuais, sejam eles positivos ou de melhoria. Importantes mas que necessita muita habilidade, principalmente para os casos em que fossem feedbacks de melhorias. Para isso dei uma dica que aprendi e funciona muito. Fazer perguntas para falar o óbvio. Ex: um funcionário que chega atrasado com frequência. Assim seria: "Fulano, tenho notado que você tem chegado atrasado várias vezes na semana, está acontecendo alguma coisa? Você sabe que isso pode te prejudicar? Você sabe que isso pode atrapalhar seu crescimento? Esse é um exemplo simples, mas que evidencia a ideia de aplicar perguntas. Conforme for cada caso, fazer perguntas fará com que você sinalize todas as oportunidades de melhorias, mas que será feito pela própria pessoa, através das suas respostas.
4. Elo de ligação entre a empresa e a equipe
O líder por essência tem uma missão desafiadora, a última dica que dei foi sobre o papel do líder no meio de campo entre a empresa e a equipe. O que precisa na condição de líder é fazer com que a equipe tenha clareza dos objetivos que a empresa está buscando atingir, bem como contribuir para o desenvolvimento dos membros. Certamente a empresa indo bem, todos (ou a maioria) que estiverem no barco, estarão bem também (se não houver melhorias, ao menos o emprego estará garantido). Até aí tranquilo, o desafio é quando acontece de pontualmente alguém ter comportamentos que demonstram divergência de interesses. Se ele tiver no dia dia feito as três dicas anteriores ou algumas delas o caminho vai ser mais tranquilo, mas se não foi o caso, chegou a hora de fazer.
Um forte abraço e até o próximo post. Por falar em próximo post, se você quiser continuar aqui no blog lendo outras publicações, poderá gostar de ler também:
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